23/01/2019 14h45 - Atualizado em 23/01/2019 14h51

Introdução ao Cloud Computing

Cloud Computing  está ganhando cada vez mais popularidade a cada dia. A razão por trás disso é o crescimento gradual das empresas que precisam do local para armazenar seus dados. Portanto, as empresas estão em concorrência para fornecer grande espaço para armazenar dados, juntamente com os vários recursos e serviços de qualidade. Verificou-se que a computação em nuvem é um modelo para permitir acesso de rede onipresente, conveniente e sob demanda aos recursos de computação. Existem muitos serviços e recursos de computação em nuvem.

Grande disponibilidade de recursos

Este serviço é feito para atender a vários clientes e isso é feito com a ajuda do modelo de multilocação. Existem muitos recursos físicos e virtuais fornecidos que podem ser modificados de acordo com a demanda do cliente. Podemos dizer que o cliente não tem conhecimento de onde os dados estão armazenados e nem eles têm o controle sobre eles.

 

Autoatendimento sob demanda

É um dos recursos importantes e valiosos da computação em nuvem, pois o usuário pode monitorar continuamente o tempo de atividade do servidor, os recursos e o armazenamento de rede alocado. Com esse recurso, o usuário também pode monitorar os recursos de computação.

 

Manutenção fácil

Os servidores são facilmente mantidos e o tempo de inatividade é muito baixo; em alguns casos, não há tempo de inatividade. A computação em nuvem vem com uma atualização toda vez, gradualmente, tornando-a melhor. As atualizações são mais compatíveis com os dispositivos e são mais rápidas que as antigas, junto com os bugs corrigidos.

 

Grande acesso à rede

O usuário pode acessar os dados da nuvem ou enviar os dados para a nuvem de qualquer lugar apenas com a ajuda de um dispositivo e uma conexão com a Internet. Esses recursos estão disponíveis em toda a rede e acessados ​​com a ajuda da internet.

 

Disponibilidade

Os recursos da nuvem podem ser modificados conforme necessário e podem se estender muito. Ele analisa o uso do armazenamento e permite que o usuário compre armazenamento extra, se necessário, por um valor muito pequeno. Este serviço está disponível a qualquer momento e pode ser acessado de qualquer lugar.

 

Automação

A computação em nuvem analisa automaticamente os dados necessários e suporta uma capacidade de medição em algum nível de serviços. Esse uso pode monitorar, controlar e reportar, fornecendo transparência para o host e para o cliente.

 

Econômico

É o investimento único, já que a empresa (host) tem que comprar o armazenamento e uma pequena parte dele pode fornecer para as muitas empresas que economizam o host de custos mensais ou anuais apenas a quantidade que gasta com a manutenção básica e poucos mais despesas.

 

Segurança

Este é um dos melhores recursos da computação em nuvem. Ele cria um instantâneo dos dados armazenados para que os dados não sejam perdidos, mesmo que um dos danos do servidor. Os armazenamentos de dados dentro dos dispositivos de armazenamento que não podem hackear e utilizar por qualquer outra pessoa. O serviço de armazenamento é rápido e confiável, que pode ser acessado de qualquer lugar apenas com a ajuda de um dispositivo e conexão à Internet.

 

Pague conforme utiliza

Na computação em nuvem, o usuário tem que pagar apenas pelo serviço ou pelo espaço que eles utilizaram. Não há nenhum encargo escondido ou extra que deve ser pago. O serviço é econômico e na maioria das vezes algum espaço permite de graça.

 

Informação adicional

É a empresa que mantém os servidores, mantém o crash do servidor e cuida dele. A empresa também compra o software e as licenças para a operação de seus negócios. Todas estas coisas mantêm pela mensalidade que estão esperando das empresas que estão servindo. Eles estão muito focados em fornecer serviços de qualidade, como se eles não o fizessem, eles estariam atrasados ​​na competição. Esta plataforma baseada na web só pode acessar através da internet.

 

Conclusão

A computação em nuvem tem vários benefícios que ajudam tanto os hosts quanto o cliente. Um host consiste em vários benefícios também que beneficiam os clientes. Há miríades de recursos de segurança que é um ponto positivo, juntamente com o tempo de acesso é muito baixo e pode-se facilmente fazer o upload e download de dados rapidamente. A empresa hoje em dia tem grande necessidade da instalação de armazenamento de dados e as empresas de Big Data fornecem-nas com muita facilidade.

 

Fonte: dzone .com